10 jun 2014

A igreja e suas diferenças

Autor: wp-admin | Categoria: Estudos, Evangelicos

“Para uns a igreja é um lugar de desconfiança, de decepção, de ingratidão; para outros ela também pode ser uma família, um lugar de desabafo, de analisar seu interior, se ligar ao invisível, vendo falhas de pessoas e aprendendo a amar as diferenças. Definições de igreja não faltam, mas agradeço a Deus por ela ser a forma em que não me acomodo em meu egoísmo e dou a mão aos que necessitam, assim como recebi uma mão quando necessitei”

 Saber qual é a visão das pessoas sobre a igreja sempre despertou um interesse em mim, principalmente a respeito da igreja evangélica, gosto de ouvir pessoas defenderem sua religião, pessoas que já frequentaram a igreja ou nunca entraram em uma dizerem o que acham certou ou errado, falar de igreja hoje dá um belo assunto, todos tem algo a dizer sobre isso, seja bom ou ruim. Também, passando os canais no sábado de manhã não vamos encontrar muitas opções de programações a não ser ouvir sobre um pastor e sua igreja. Isso é rotineiro, as igrejas, os pastores, os cultos e os ensinos estão na mídia, antigamente achava isso muito bom, mas não imaginava que veríamos a igreja mais como uma indústria do que algo de espiritualidade, infelizmente muitos imaginaram que a igreja é esse “negócio da fé”, onde se envolve dinheiro e os fiéis mais parecem serem subordinados de leis e obrigações de seus líderes.

Deve estar parecendo que eu não gosto de igreja, muito pelo contrário, eu amo a igreja! Não essa “igreja indústria” que muitas vezes é apresentada, mas a igreja como uma família, com propósitos, humildade e diferenças, essa igreja me alegra de esperanças e me torna participante.

Eu frequento uma igreja, na verdade sempre frequentei, me lembro quando era pequeno e minha avó se arrumava para ir ao culto com muita alegria, voltávamos daquele lugar com grande alegria e paz de espírito. Recordo-me de quando ia junto com os amigos da igreja visitar pessoas necessitadas, oprimidas, onde entregávamos uma palavra de consolo, orávamos por ela e a pessoa mudava a fisionomia, ficava de bem com a vida. Quantas pessoas eu já não vi em uma situação crítica e a igreja como uma família acolher essas pessoas e a mensagem do evangelho trazer uma transformação, uma esperança, graças a Deus por existir a fé.

Em todo lugar e para qualquer assunto existe os extremos e com a igreja não é diferente, existem pessoas que tornam a igreja um lugar tão santo que tudo foge da realidade, outras acham a igreja tão suja que só resta criticar e não querer nem passar em frente de uma, só que os extremos sempre encobrem uma verdade. A igreja sou eu, a igreja é você, cada um de nós somos falhos e quando nos reunimos em algum lugar nossas qualidades e nossas falhas nos acompanham, a igreja não é um lugar santo, mas um lugar de pecadores, também não é totalmente imunda pois cada pessoa ali tem sua virtude, aliás estamos nos reunindo por um ideal, a gratidão por Deus ter nos livrado da morte e a missão de levar a boa noticia do evangelho (amar).

Não sei qual tem sido sua visão de igreja, mas quero apenas lembrá-lo de que não existe igreja correta, pois as pessoas são falhas. Então onde Deus atua na igreja? Deus sempre atua aonde damos espaço para ele operar, a transformação começa do indivíduo para a sociedade e Deus precisa de espaço em nós para fazer com que a igreja tenha o espaço dEle (Igreja pura, santa e imaculada). Ainda sim, não me vejo fora da igreja, algumas coisas podem me magoar, mas não se compara com a alegria de estar lá, acho que nenhuma falha humana se compara em ver o sorriso de um morador de rua ao nos ver chegando com uma marmita e cantando com ele, acho que nenhum preconceito se compara ao ver quando meu pequeno dinheirinho que ajudei se juntou com os outros e foi possível fornecer água para moradores sem saneamento básico, nada se compara ao ver o sorriso de uma mãe ao ver seu filho liberto das drogas porque pessoas não desistiram dele quando até desistiu, sozinho não conseguiria fazer nada disso, por isso agradeço a Deus pela igreja e suas diferenças.

Deus abençoe.

Envie um comentário